(41) 3434-5765 Rua Dom Pedro I, 1036 - Água Verde

  • Blogger

Terapia Ocupacional

A Terapia Ocupacional é a área do conhecimento, voltada aos estudos, à prevenção e ao tratamento de indivíduos portadores de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psicomotoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos e/ou de doenças adquiridas, através da sistematização e utilização da atividade humana como base de desenvolvimento de projetos terapêuticos específicos, além de atividades ligadas à área de saúde mental.

A Terapia Ocupacional na reabilitação física tem seu instrumento à relação: terapeuta-paciente-atividades. São treinamentos analisados, adaptados e direcionados, conforme disfunções apresentadas, objetivando o aumento das habilidades físicas funcionais, a maximização das aptidões e o aperfeiçoamento da produtividade pessoal, permitindo a melhoria da qualidade de vida. A Terapia Ocupacional na reabilitação Neurológica, adulto e infantil, visa resgatar o papel do indivíduo dentro da sociedade, bem como estimular ao máximo a independência e autonomia nas atividades de vida diária (AVD's, como alimentação, higiene pessoal e vestimentas são algumas dessas atividades), aprendizagem, significações e desenvolvimento. O tratamento é baseado em diversas abordagens de reabilitação motora, cognitiva, perceptual, sensorial, adaptativas e assistivas.

Indicações: Acidente Vascular Encefálico (AVE); Trauma Crânio-Encefálico (TCE); Lesão Medular (LM); Esclerose Múltipla; Paralisia Cerebral (PC); Outras doenças que acometam o SNC ou Periférico; Transtorno do Espectro Autista (TEA); Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH); Transtorno do Processamento Sensorial; Distúrbios de Aprendizagem: dislexia, discalculia, disartria; Síndrome de Down; Síndrome de Rett; Síndrome do X-Frágil; Demais Transtornos e Síndromes que comprometem o desenvolvimento neurológico.

Profissionais: Carmen Lago e Géssica Conor